Devido aos últimos casos acontecidos no Brasil, especialmente em Blumenau, no Estado de Santa Catarina, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Ibema, com o intuito de proteger e preservar as escolas do município, tomou medidas para que não venha ocorrer nenhuma situação que não siga o curso normal do período letivo escolar.
Foram tomadas algumas precauções para reforçar a prevenção e a segurança dos alunos e professores, no qual foram orientados a como proceder em diversas situações. As escolas possuem câmeras de monitoramento, os portões estarão fechados e foi solicitado também que a polícia militar intensifique as rondas no perímetro das escolas e CMEI’s.
A prefeita Viviane Comiran comunicou que “a administração desde o princípio tem tomado medidas para a prevenção de situações lamentáveis, como a de Blumenau, entretanto, vamos potencializar todas as precauções pois o nosso intuito é fazer com que os alunos se sintam protegidos e assim tranquilizar seus responsáveis para irem trabalhar.”
As Instituições de ensino terão segurança redobrada pois as escolas devem ser um ambiente acolhedor e sinônimo de proteção. Por isso, está sendo feito um estudo preliminar para comunicar os pais e responsáveis, sobre as novas medidas de segurança dentro das possibilidades do que determina a lei.