Nesta sexta-feira (22), um grupo de alunos do 5º ano da Escola Municipal Getúlio Vargas teve a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da Unidade de Valorização de Resíduos (UVR) da nossa cidade. A visita, que fez parte de um projeto educativo sobre sustentabilidade e preservação ambiental, levou as crianças a entenderem o processo de reciclagem e o impacto das ações diárias na proteção do meio ambiente.
Acompanhados de sua professora, os estudantes puderam observar de forma interativa o trabalho realizado na UVR, que é responsável pelo tratamento e destinação adequada de resíduos sólidos da cidade. “É muito importante que as crianças entendam desde cedo a importância de separar os resíduos corretamente e como isso contribui para um ciclo de produção mais sustentável e um planeta mais saudável”, comentou a técnica da UVR, Kelly do Valle, uma das responsáveis pela atividade e quem explicou sobre o funcionamento da unidade.
Durante a visita, os alunos receberam explicações sobre os diferentes tipos de resíduos, como plásticos, papéis, metais e vidros, e como eles são processados para se tornarem novos produtos. Além disso, as crianças participaram de atividades educativas que reforçaram a ideia de reduzir, reutilizar e reciclar.
Para muitos, foi a primeira vez em que viram de perto como o processo de reciclagem funciona e compreenderam a importância da ação de todos para reduzir a quantidade de resíduos no meio ambiente. Com essa visita, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte estende a parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente para continuar trazendo ações voltadas para a sustentabilidade e o engajamento dos alunos em práticas conscientes, fazendo com que as crianças se tornem cidadãos preocupados com o futuro do meio ambiente.
CURIOSIDADE
A UVR de Ibema é gerenciada pela ACARI – Associação dos catadores de recicláveis de Ibema – e atualmente, a unidade conta com 8 associados que dividem os trabalhos entre si. Mensalmente são reciclados cerca de 10 a 14 toneladas. Em 2023, aproximadamente 100 toneladas foram recicladas.