A equipe do Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionada para um vazamento de produto perigoso, Amônia Anidra, em um laticínio. Chegando no local foi repassado que nesta data estavam fazendo manutenção programada na tubulação de amônia, sendo que foram fechados dois registros, e a manutenção seria entre eles.
Durante a manutenção teve um pequeno vazamento controlado e minimizado com jato de água nebulizada. Porém em determinado momento houve a explosão de um compressor em outro local e causou um grande vazamento de amônia.
Por se tratar de gás tóxico e corrosivo, imediatamente foi realizada a orientação da população próxima pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e isolamento e evacuação de 150 metros de raio, além de diligências em um raio de 2 Km. As equipes solicitaram para aproximadamente 60 pessoas saírem de 20 casas.
Foi acionado a Defesa Civil municipal, assistência social, para orientação a população, e organização de abrigo caso seja necessário. Ainda avisado a secretária de saúde para possíveis vítimas. Por fim acionado IAT e Polícia Ambiental.
Às 21h27min foi repassado que a situação no local está controlada, porém não foi possível soldar totalmente a tubulação que está vazando Amônia, pela pressão gerada pelo gás. A fim de minimizar o impacto ambiental e a população, foram dispostas duas linhas de combate, jogando água ininterruptamente sobre o gás, sendo utilizado o reservatório de água da empresa de 100.000 litros.
Em relação a quantidade de amônia existente e que poderá vazar, não é possível mensurar, pois apesar dos dois registros que ligam ao compressor e reservatório estarem fechados, existe uma grande quantidade do gás, nos estados líquido e gasoso, nos canos da serpentina e tubulação, que devem ser em torno de 1000 metros lineares.
Outras possibilidades de contenção do vazamento estão sendo estudadas neste momento, sendo que na atual situação apenas o solo está sendo contaminado com a água misturada com amônia ” Hidróxido de Amônio” (zona quente) não oferecendo risco à população ao entorno (zona fria).
Apenas um adolescente do CENSE Laranjeiras do Sul apresentou sintomas leves decorrentes do vazamento. Cerca de 25 pessoas foram até o abrigo reservado pela Prefeitura Municipal, pedindo apoio, e apresentavam olhos vermelhos, tosse, e irritação na garganta.
Informações Catve