Um gato-maracajá, felino ameaçado de extinção, foi resgatado por agentes da Defesa Civil dentro de uma farmácia no Centro de Guaraniaçu, na manhã desta segunda-feira (14), por volta das 10h15.
O animal silvestre fugiu de alguns cães e buscou refúgio dentro do estabelecimento. No vídeo, é possível ver o animal já sob os cuidados dos socorristas dentro de uma cesta.
De acordo com a Defesa Civil, o animal será encaminhado ao Instituto Água e Terra (IAT) de Cascavel (PR) para ser cadastrado e, em seguida, levado para área de preservação.
Gato-maracajá
Esse felino apresenta uma pelagem similar à da jaguatirica e do gato-do-mato-pequeno, com uma coloração amarelo-dourada e rosetas escuras distribuídas, especialmente nas laterais do corpo. No dorso, as rosetas se fundem em listras que se estendem do topo dos olhos até a base da cauda.
Com olhos grandes, suas patas traseiras possuem articulações extraordinariamente flexíveis, permitindo uma rotação de até 180º. Essa habilidade rara entre os felinos permite que ele desça de árvores de cabeça para baixo, como fazem os esquilos. Sua destreza nas patas e a cauda longa proporcionam uma notável capacidade de locomoção arbórea, levando-os a passar a maior parte do tempo em árvores.
Informações Catve