Foz do Iguaçu é o primeiro município do Brasil a participar do teste com um equipamento que pode detectar casos positivos de dengue por meio da respiração do paciente.
A máquina, que apresenta os resultados de forma ágil, está instalada na UPS João Damek, a mais movimentada da cidade.
O equipamento faz parte de um trabalho de pesquisa desenvolvido em conjunto pela Secretaria Estadual de Saúde, a Universidade Federal do Paraná e a Unioeste.
Através do sopro, o sistema consegue identificar e confirmar os sintomas da dengue, apresentando o resultado em até 3 minutos.
Por enquanto o processo serve apenas como pesquisa que deve durar dois meses, coletando os resultados com pacientes voluntários, sintomáticos para a dengue há menos de cinco dias.
Como ainda é um teste, a pesquisa não vai substituir os protocolos atuais no município para o tratamento da dengue, como a prova do laço e os demais exames necessários.
A dengue vem assustando em Foz do Iguaçu. Todas as Unidades Básicas de Saúde estão lotadas, pessoas pelos corredores, em macas, cadeiras ou em pé esperando atendimento, na maioria das vezes demorado mesmo com a contração de mais pessoal e equipamentos.
Com quase 700 casos confirmados, a dengue já é considerada uma nova epidemia no município, e o número de pessoas com os sintomas da doença não para de crescer e está superlotando as upas.
Em algumas, o número de atendimentos diários subiu de 400 para 800 pessoas, por isso se a máquina for aprovada este atendimento poderá ser agilizado.
Esta é a única máquina deste tipo sendo testada no brasil. Outras duas, também produzidas estão em teste na África.
Informações JC1