Foto: Gorgônio Cardoso de Sá Filho |
Um avião de pequeno porte estacionado foi arrastado por uma rajada de vento no Aeroporto Tancredo Thomas de Faria, em Guarapuava (PR), na tarde de terça-feira (21).
Nas imagens, é possível ver que a chuva caía sobre a pista durante a tempestade. Dois homens aparecem segurando uma aeronave. Depois, aparece o avião parado após ter sido arrastado.
Conforme dados do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar), choveu 18,8 milímetros em 15 minutos, às 16h. A precipitação total foi de 21,8 milímetros.
Segundo a nota da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Aeroporto Regional, os aviões estavam devidamente estacionados no pátio e foi a primeira vez que o incidente aconteceu. “Não houve pessoas feridas e foram registradas pequenas avarias nas aeronaves”, informa o texto.
Ainda de acordo com a nota, o aeroporto possui o “conjunto biruta”, utilizado para orientar quanto a direção e velocidade dos ventos, bem como, de equipamentos modernos instalados junto a Estação Meteorológica de Superfície (EMS), que mede e registra informações importantes que são repassadas às aeronaves pelo Operador de Estação Aeronáutica.
A administração portuária providencia a instalação de “ganchos de estaia” nas posições de estacionamento de aeronaves para que a tripulação responsável possa realizar a amarração das mesmas, evitando que se desloquem em caso de novas rajadas de vento.
Informações Catve.com