Foram identificados dois focos de raiva em bovinos na linha tormenta em Catanduvas, os exames foram realizados no Centro Diagnóstico Marcos Enrietti em 04/05/2023.
A área de abrangência do foco é de 12 km de raio, no levantamento do sistema da ADAPAR existem 550 cadastros nessa região e um rebanho de aproximadamente 11 mil cabeças de gado. A região abrange comunidades dos municípios de Catanduvas, Cascavel e Ibema.
A raiva é uma doença que acomete todos os animais domésticos, não tem cura e pode ser transmitida ao ser humano através da saliva de animais doentes ou com contato com morcegos portadores do vírus.
Os principais sinais clínicos indicativos da raiva são: alteração no comportamento, andar cambaleante, salivação intensa (babando), ranger de dentes, paralisia nos membros e morte. Neste caso, deve-se notificar a ADAPAR para acompanhamento da suspeita e colheita de amostras.
A vacinação é a maneira mais eficaz para a prevenção, recomenda-se a vacinação de todos os herbívoros domésticos a partir de 3 meses de idade (bovinos, búfalos, equinos, ovinos, caprinos) e um reforço com mais uma dose após 30 dias.
NÃO DEIXE DE VACINAR O SEU REBANHO CONTRA A RAIVA E NOTIFICAR À ADAPAR OS CASOS SUSPEITOS PARA A REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO, NÃO TEM CUSTO E NÃO EXISTE INTERDIÇÃO DE PROPRIEDADE EM CASOS DE RAIVA.
Informações Assessoria ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná)