O registro da vacina Qdenga foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. Produzida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, somente agora ela começa a chegar no Brasil. Esse é o primeiro imunizante autorizado no país para pessoas que nunca entraram em contato com vírus da dengue.
O Distrito Federal foi o primeiro Estado a receber a vacina, com distribuição inicial para as clínicas particulares. O preço da dose deve variar entre 350 a 500 reais. Em Cascavel a expectativa é de que o medicamento chegue ainda nesta semana. Até então, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, fabricada por um laboratório francês, mas que é recomendado somente para quem já foi infectado com o vírus da dengue.
A Qdenga deve ser aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença. Na rede pública ainda não há previsão de quando ela estará disponível.
O novo boletim da dengue, divulgado na tarde desta terça-feira aponta mais 17 óbitos pela doença e 8.102 novos casos. O Paraná tem agora 108.788 mil diagnósticos confirmados e 95 óbitos pela doença no atual período epidemiológico, iniciado em julho de 2022. Cascavel tem 145 casos positivos de Dengue.
JC1