A passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul causou bastante destruição. Imagem que circula e chama a atenção é a que mostra alguns porcos tentando se salvar da enchente, os animais subiram no telhado de um imóvel. Os homens passavam pelo local numa embarcação, um deles ainda sugere resgatar um dos suínos mas o companheiro rebate que iria virar o barco.
Em outra gravação mostram maquinários agrícolas e caminhões submersos na água, o prejuízo ainda não foi calculado.
No Rio Taquari, em Lajeado, o cabo de aço que era usado para levar o militar e uma vítima de volta ao helicóptero rompeu e fez com que ambos caíssem dentro rio. A queda sofrida por eles foi de uma altura de aproximadamente 20 metros. Eles ficaram desacordados e foram levados para receber atendimento médico. A mulher não resistiu aos ferimentos e morreu. O militar ficou em estado grave, mas, conforme o governador, não corre risco de vida.
Do total de 31 óbitos confirmados no Estado em decorrência dos temporais, 15 ocorreram em Muçum, sete em Roca Sales, dois em Lajeado, dois em Estrela, dois em Ibiraiaras, um em Mato Castelhano, um em Passo Fundo e um em Cruzeiro do Sul.
Até o início da tarde desta quarta-feira (6), a Defesa Civil estadual contabilizou 75 municípios atingidos, 2.299 pessoas desabrigadas e 3.084 desalojadas. Estima-se em 43.887 o número total de afetados.
Dois municípios decretaram situação de emergência e incluíram esses documentos no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD): Santa Tereza e Nova Roma do Sul.
A decretação é o primeiro passo dado pelos municípios que necessitam de apoio dos governos estadual e federal para a solicitação de ajuda humanitária e de recursos financeiros para as ações de resposta, restabelecimento e reconstrução. Os decretos devem ser incluídos no S2iD. Após a inclusão, o Estado realiza a análise e o processamento da homologação estadual e encaminha à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para o reconhecimento federal.
O governo do Estado concentra seus trabalhos nas ações de salvamento e resgate. As operações estão empregando viaturas, helicópteros e embarcações. Além disso, a Defesa Civil estadual segue monitorando continuamente a situação das bacias hidrográficas.
Nesta quarta-feira, o órgão emitiu também um alerta para inundação do rio Jacuí e do Delta do Jacuí, avisando que o curso de água está em rápida elevação a partir do município de Triunfo. O informe é válido até as 8h da manhã de quinta-feira (7/9).
SECOM