O ciclone extratropical começou a atuar no Rio Grande do Sul na noite do dia 4 de setembro, uma segunda-feira, o desastre natural deixou 49 pessoas mortas e diversos prejuízos incalculáveis por conta das enchentes. Equipes de socorro da Defesa Civil, Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros de diversos estados foram acionados para prestar apoio ao estado gaúcho.
Os moradores do Rio Grande do Sul passam a enfrentar outro ciclone que se formou na costa do estado, que vai intensificar a instabilidade. De acordo com a equipe da Sala de Situação do Estado, o prognóstico para esta terça (26) e quarta-feira (27) no Rio Grande do Sul é de temporais, descargas elétricas, queda de granizo, fortes ventos e grandes volumes de chuva. Esse eventos podem ocasionar transtornos associados, como inundações e danos materiais. Cidade que já vive o reflexo do outro ciclone extratropical são Cachoeirinha e Guaíba, que ficam a 20 e 30 km de Porto Alegre, respectivamente. Vídeos mostram cheia dos rios e inclusive um servidor do trânsito de Cachoeirinha afirma que será necessário bloquear o trecho, considerando que a água chega a passar por cima do asfalto da ponte.
No Vale do Taquari, os municípios notificados foram São Valentim do Sul, Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Colinas, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Taquari.
No Vale do Caí, receberam a notificação Montenegro, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Harmonia, Feliz, São José do Hortêncio e Vale Real. Na quarta-feira (27), a chuva persiste, principalmente no Nordeste, região dos Vales e Litoral Norte, mas com volumes menores em comparação aos dias anteriores.
Óbitos: 49
- Bom Retiro do Sul: 1
- Colinas: 2
- Cruzeiro do Sul: 5
- Encantado: 1
- Estrela: 2
- Ibiraiaras: 2
- Imigrante: 1
- Lajeado: 3
- Mato Castelhano: 1
- Muçum: 16
- Passo Fundo: 1
- Roca Sales: 12
- Santa Tereza: 1
- São Valentim do Sul: 1
Desaparecidos: 9
- Arroio do Meio: 1
- Encantado: 1
- Lajeado: 2
- Muçum: 3
- Roca Sales: 2
Pessoas resgatadas: 3.130
Municípios afetados: 106
Desabrigados registrados: 5.177
Desabrigados no momento: 563
Desalojados: 22.203
Afetados: 392.917
Feridos: 943
Catve